clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 12/09/2002 09h57min

Iraque diz que resistirá aos EUA com paus, pedras e facas

O Iraque alertou os Estados Unidos na quinta-feira, dia 12, que está pronto para responder a qualquer invasão com todas as armas à disposição, incluindo facas de cozinha, paus e pedras. Falando poucas horas antes do discurso do presidente norte-americano, George W. Bush, à Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o ministro do Exterior iraquiano, Naji Sabri, disse que o Iraque ainda esperava evitar um ataque.

– Mas, se formos atacados, responderemos usando tudo que tivermos à disposição, incluindo facas de cozinha, nossas próprias mãos, paus e pedras – afirmou. – Nós nunca deixaremos esses sionistas invadirem nosso país.

Washington acusa o Iraque de ser parte de um "eixo do mal'' que procura obter armas de destruição em massa, e há uma especulação crescente de que os Estados Unidos estão se preparando para atacar Bagdá e derrubar o presidente iraquiano, Saddam Hussein. Bush deverá fazer um desafio à ONU nesta quinta-feira, para que force o Iraque a se desarmar, ou se arrisque a sofrer as consequências. A mensagem implícita no discurso de Bush será a de que os EUA estão prontos para agir por conta própria, mas os conselheiros envolvidos na preparação do pronunciamento dizem que Bush não vai fazer um ultimato, dando à ONU uma última chance para agir.

Os inspetores de armas da ONU, que começaram a trabalhar no Iraque depois do fim da Guerra do Golfo, em 1991, deixaram o país em dezembro de 1998, antes de uma campanha militar em que EUA e Grã-Bretanha puniram Bagdá por não cooperar com os inspetores. Sabri disse que o Iraque está pronto para aceitar os inspetores de volta de acordo com as resoluções da ONU, reafirmando o desejo iraquiano de que o retorno dos inspetores seja parte de uma ampla solução que inclua o fim das sanções impostas ao Iraque pela ocupação do Kuweit em 1990.

– Esperamos pela volta dos inspetores de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança, e se o retorno ocorrer de acordo com estas resoluções e servir aos propósitos das Nações Unidas, não vemos problema nisso – disse Sabri.

As informações são da agência Reuters. 

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.